Petrobras

Redes Temáticas e Núcleos Regionais

Redes Temáticas e Núcleos Regionais

Conheça as redes e seus objetivos

Exploração

Micropaleontologia Aplicada

Elaborar projetos de pesquisa e desenvolvimento na área de biocronoestratigrafia e paleoecologia aplicadas a E&P através da otimização dos recursos disponíveis e da multiplicação de projetos de interesse da PETROBRAS. Fornecer subsídios para a formação e especialização de mão-de-obra qualificada para suprir as necessidades de P&D e serviços técnicos para a PETROBRAS.

Modelagem de Bacias

Elaborar projetos de pesquisa e desenvolvimento de modelos físicos e computacionais para simulação de processos geológicos em escala de bacia e tempo geológico e a criação de ambiente de compartilhamento do conhecimento científico-tecnológico entre as instituições de pesquisa nacionais e a Petrobras.

Estudos de Geofísica Aplicada

Elaborar projetos de pesquisa e desenvolvimento em técnicas avançadas de geofísica para exploração e reservatórios, nos campos de aquisição, processamento, inversão, monitoramento e interpretação geofísicas, bem como de métodos geofísicos não-sísmicos, e desenvolver recursos humanos e infra-estrutura, quando necessário.

Geoquímica

Elaborar projetos de pesquisa e desenvolvimento na área de Geoquímica Orgânica Molecular, Estratigrafia Química, Geoquímica Isotópica, Geoquímica Ambiental, Espectrometria de Massas, Modelagem Numérica de Bacias, Mineração de Dados, Inclusões Fluidas de Petróleo, Petrografia Orgânica, além de Caracterização Geoquímica, Geofísica e de Sensoriamento Remoto de Exsudações de Hidrocarbonetos, e desenvolver recursos humanos e infra-estrutura, quando necessário.

Estudos em Sedimentologia e Estratigrafia

Elaborar projetos de pesquisa e desenvolvimento na área de estratigrafia física e cronoestratigrafia, e desenvolver recursos humanos e infra-estrutura, quando necessário.

Estudos Geotectônicos

Elaborar projetos de pesquisa e desenvolvimento relacionados à estrutura crustal das bacias sedimentares do Continente Sul-americano resultante de processos geológicos, e desenvolver recursos humanos e infra-estrutura, quando necessário.


Produção

Monitoração, Controle e Automação de Poços

Elaborar projetos de pesquisas e desenvolvimento na área de tecnologia e engenharia de poço, e desenvolver recursos humanos e infra-estrutura, quando necessário.

Computação e Visualização Científica

Elaborar projetos de pesquisa e desenvolvimento relacionados ao emprego da computação científica e visualização na indústria de petróleo e gás, e desenvolver recursos humanos e infra-estrutura, quando necessário.

Gerenciamento de Águas no Segmento Produção de Petróleo

Elaborar projetos de pesquisa e desenvolvimento na área de gerenciamento de água na produção de petróleo, compreendendo: modelagem teórica e experimental de perda de injetividade, acidulação biogênica, incrustações salinas, otimização de projetos de injeção/reinjeção, caracterização geológica de formações não-produtoras para descarte de água produzida, geomecânica aplicada à injeção de água, remoção de contaminantes tóxicos por rotas fisico-químicas e oxidativas, processos avançados para a remoção de frações orgânicas e processos avançados visando ao reuso da água produzida, e desenvolver recursos humanos e infra-estrutura, quando necessário.

Tecnologia de Materiais e Controle de Corrosão

Elaborar projetos de pesquisa e desenvolvimento na área de tecnologia de materiais e controle de corrosão, e desenvolver recursos humanos e infra-estrutura, quando necessário.

Revitalização de Campos Maduros

Elaborar projetos de pesquisa e desenvolvimento na área de técnicas avançadas de revitalização de campos maduros, compreendendo métodos terciários de recuperação, construção de poços em ambientes terrestres, elevação artificial e escoamento em ambientes terrestres, e desenvolver recursos humanos e infra-estrutura, quando necessário.

Óleos Pesados

Elaborar projetos de pesquisa e desenvolvimento relacionados ao aproveitamento comercial de jazidas de petróleo pesado, e desenvolver recursos humanos e infra-estrutura, quando necessário.

Gerenciamento e Simulação de Reservatórios

Elaborar projetos de pesquisa e desenvolvimento na área de gerenciamento e simulação numérica de reservatórios de petróleo, e desenvolver recursos humanos e infra-estrutura, quando necessário.

Modelagem e Observação Oceanográfica

Elaborar projetos de pesquisa e desenvolvimento na área de modelos computacionais, e de coleta e análise de informações meteo-oceanográficas para atender a demandas da indústria de óleo e gás, e desenvolver recursos humanos e infra-estrutura, quando necessário.

Site: http://www.rederemo.org/html/index.php/  

Estruturas Submarinas

Elaborar projetos de pesquisa e desenvolvimento na área de estruturas submarinas, mediante metodologias de cálculo estrutural e validação experimental, qualificação de risers e dutos rígidos, risers e dutos flexíveis, conectores e demais equipamentos submarinos, permitindo a reavaliação de metodologias e parâmetros críticos para o projeto de sistemas submarinos, e desenvolver recursos humanos e infra-estrutura, quando necessário.

Elevação Artificial

Desenvolver atividades que envolvam pesquisas referentes aos métodos de elevação artificial pneumáticos e bombeados; Testes de sistemas de elevação artificial em loop experimental visando obter informações sobre como determinadas variáveis influenciam o seu desempenho e a sua vida útil; visualização do escoamento; correlações experimentais; dados para calibração de modelos numéricos; Desenvolvimento de modelos teóricos e numéricos baseados na fenomenologia do escoamento considerando escoamento multifásico com água, óleo, gás e sólidos abrasivos.

Tecnologia em CO2 para Recuperação de Petróleo

Disponibilizar infra-estrutura laboratorial para modelagem física dos fenômenos relacionados a injeção de CO2 e WAG para recuperação avançada de petróleo e estudos de modelagem matemática relacionados aos mesmos fenômenos.

Engenharia de Poços

Fomentar atividades de P&D, criar infraestrutura e gerar RH capacitado para atender às demandas multidisciplinares da Engenharia de Poço com foco nos cenários mais relevantes em termos de utilização. Os projetos abordarão temas diversos da Engenharia de Poços num contexto multidisciplinar, englobando tópicos como: estimulação de poços produtores em reservatórios carbonáticos, estimulação de reservatórios de baixa permeabilidade, melhoria da performance de perfuração de poços profundos, técnicas de contenção de areia, segurança de poços, hidráulica de perfuração, sistemas de fluidos, acidificação de rochas carbonáticas, cimentação de poços de longo trecho horizontal, modelagem geomecânica e canhoneio.

Caracterização e Modelagem Geológica de Reservatórios

Fomentar a P&D científico-tecnológico e a geração de RH em Universidades Brasileiras, na área de modelagem estática 3D de sistema permo-porosos naturais (reservatórios), com base matemática-computacional, priorizando os seguintes itens nos estudos convencionais de reservatórios para o desenvolvimento da produção: (a) Técnica de modelagem geológica-computacional 3D, (a1) Modelagens numéricas com técnicas estatísticas-geoestatísticas, (a2) Análise e Integração de Dados Geológicos, Sísmico e Dinâmico na modelagem estática-quantitativa, (b) Incorporação de Técnicas de Análise de Risco e Quantificação de Incerteza na Caracterização de Reservatórios, e (c) Estudos de aqüíferos para a captação e descarte de fluídos de produção.

Modelagem de Escoamento Multifásico em Tubulações

Desenvolver atividades de: Determinação de fator de fricção interfacial em arranjos de fases separadas (anular e estratificado) para escoamentos com grande fração de gás; Fenômenos de “entrainment” de gotículas em núcleo gasoso; Fenômenos de propagação de onda em interface líquido-gás; Estabilidade interfacial em escoamentos bifásicos e trifásicos; Determinação de perda de carga localizada (válvulas e acidentes) para escoamento multifásico; Escoamento multifásico sem equilíbrio termodinâmico; Escoamento em golfadas em tubulações em uma condição não desenvolvida; Determinação de freqüência de golfada; Escoamento multifásico em tubulações de grande diâmetro; Fenômenos de propagação de ondas de densidade; e Levantamento de equações de fechamento para escoamento multifásico transiente.

Integração de Laboratórios de Ensaios com aplicação na indústria de óleo, gás e energia – Arquimedes

Financiamento estável dos custos de manutenção e operacionais dos principais laboratórios de ensaios com modelos reduzidos do país na área de prospecção de petróleo offshore. Integrar e capacitar os recursos humanos existentes nestes laboratórios evitando superposição de atividades. Obter independência tecnológica na área de simulações experimentais com modelos reduzidos. Garantir continuidade financeira e sustentabilidade técnica das linhas de pesquisa de interesse da Petrobras nas áreas offshore, dentre elas: Posicionamento Dinâmico de plataformas e embarcações; Aperfeiçoamento de técnicas de offloading; Utilização de energia do mar para geração de energia elétrica Investigação de sistemas híbridos de ancoragem; e Estudos de novas concepções de pontos fixos de ancoragem.

Processamento Primário

Criar infra-estrutura e capacitação técnica visando estudos relacionados a estabilidade e quebra de emulsões, espumas e diferentes tipos de borras, especialmente aquelas geradas em função da produção de petróleos pesados e extra pesados.

Transmissão e Distribuição Elétrica Submarina

Desenvolver capacitação, em âmbito nacional, em sistemas submarinos de transmissão e distribuição de energia elétrica para atender a demanda dos sistemas submarinos de produção.


Abastecimento

Combustão e Gaseificação

Elaborar projetos de pesquisa e desenvolvimento para avaliação e modelagem experimental dos processos de combustão e gaseificação de hidrocarbonetos, biomassas e resíduos para melhoria de eficiência energética e do aproveitamento de combustíveis com redução de emissões atmosféricas.

Petroquímica

Elaborar projetos de pesquisa e desenvolvimento de novos processos e produtos petroquímicos de 1ª e 2ª geração, a partir da utilização de correntes de refino, gás natural e matérias-primas renováveis.

Tecnologia em Asfalto

Elaborar projetos de pesquisa e desenvolvimento relacionados a soluções tecnológicas econômicas para rodovias de baixo volume de tráfego, bem como técnicas e produtos para pavimentação asfáltica de alto desempenho, e desenvolver recursos humanos e infra-estrutura, quando necessário.

Site: www.redeasfalto.org.br  

Fluidodinâmica Computacional em Processos de Refino

Elaborar projetos de pesquisa e desenvolvimento na área de estudos fenomenológicos visando à criação de modelos e sua simulação numérica para representar os escoamentos multifásicos e turbulentos associados aos processos físicos químicos e catalíticos de refino, e desenvolver recursos humanos e infra-estrutura, quando necessário.

Concretos e Refratários para a Indústria do Petróleo

Elaborar projetos de pesquisa e desenvolvimento na área de nano, micro e mesoescala referente a concretos refratários para equipamentos de refino e materiais para cimentação de revestimento de poços a diversas temperaturas e pressões, e desenvolver recursos humanos e infra-estrutura, quando necessário.

Instrumentação, Automação, Controle e Otimização de Processos

Elaborar projetos de pesquisa e desenvolvimento relacionados ao aumento da segurança e da rentabilidade das unidades operacionais da indústria do petróleo e gás, e desenvolver recursos humanos e infra-estrutura, quando necessário.

Desenvolvimento de Tecnologias para Combustíveis Limpos

Elaborar projetos de pesquisa e desenvolvimento na área de combustíveis limpos, e desenvolver recursos humanos e infra-estrutura, quando necessário.

Centro de Desenvolvimento de Produtos e Processos para o Refino

Elaborar projetos de pesquisa e desenvolvimento na área de processos para conversão de petróleo e biomassa na indústria de refino, e desenvolver recursos humanos e infra-estrutura, quando necessário.

Desenvolvimento de Catálise

Elaborar projetos de pesquisa e desenvolvimento na área de sistemas catalíticos para o refino visando ao processamento de petróleo, produção de combustíveis, biocombustíveis e redução de emissões para o meio ambiente, e desenvolver recursos humanos e infra-estrutura, quando necessário.

Desenvolvimento Veicular

Elaborar projetos de pesquisa e desenvolvimento na área de combustíveis e lubrificantes para aplicações veiculares, visando ao seu desempenho, consumo, dirigibilidade, durabilidade e proteção do meio ambiente, e desenvolver recursos humanos e infra-estrutura, quando necessário.

Centro de Materiais Aplicados ao Refino do Petróleo

Elaborar projetos de pesquisa e desenvolvimento na área de materiais avançados para aplicação na indústria de refino, e desenvolver recursos humanos e infra-estrutura, quando necessário.

Excelência na Cadeia de Suprimento do Petróleo

Elaborar projetos para a gestão estruturada dos conhecimentos relacionados aos processos logísticos para o desenvolvimento sustentável da cadeia de suprimento da indústria do petróleo e gás natural, e desenvolver recursos humanos e infra-estrutura, quando necessário.

Metrologia

Elaborar projetos para a gestão estruturada dos conhecimentos relacionados à Metrologia como suporte ao setor de petróleo e gás, e desenvolver recursos humanos e infra-estrutura, quando necessário.

Centro de Tecnologia em Dutos

Elaborar projetos de pesquisa e desenvolvimento relacionados ao setor dutoviário, e desenvolver recursos humanos e infra-estrutura, quando necessário.

Lubrificantes

Dispor no meio acadêmico de uma infraestrutura para avaliação/desenvolvimento de lubrificantes industriais e automotivos.


Gás Natural, Energia e Desenvolvimento Sustentável

Nanotecnologia Aplicada à Indústria de Energia – Nanocatálise e Nanomateriais

Elaborar projetos de pesquisa e desenvolvimento na área de materiais nanoestruturados, compósitos, interfaces e dispositivos de nanotecnologia molecular, e desenvolver recursos humanos e infra-estrutura, quando necessário.

Hidrogênio: Produção, Uso e Armazenagem

Elaborar projetos de pesquisa e desenvolvimento na área de processos de produção, armazenamento, distribuição e aplicação de hidrogênio como vetor energético, e desenvolver recursos humanos e infra-estrutura, quando necessário.

Pesquisa em Bioprodutos

Elaborar projetos de pesquisa e desenvolvimento visando à viabilização técnico-econômica e ambiental de processos de produção de energia de biomassa, biocombustíveis e bioprodutos, e desenvolver recursos humanos e infra-estrutura, quando necessário.

Centro de Desenvolvimento de Tecnologias do Gás Natural

Elaborar projetos de pesquisa e desenvolvimento na área de utilização, transporte e armazenamento de gás natural, e desenvolver recursos humanos e infra-estrutura, quando necessário.

Mudanças Climáticas

Entender o fenômeno das emissões de gases de efeito estufa e desenvolver rotas de seqüestro de carbono, dentro do contexto de mitigação de mudanças climáticas, para disponibilizar as tecnologias para a Petrobras.

Planejamento, Gestão e Regulação em Petróleo, Gás Natural, Energia e Desenvolvimento Sustentável

Elaborar projetos voltados para o desenvolvimento de estudos, ferramentas e metodologias relacionadas ao planejamento integrado de recursos, políticas e regulação do setor energético, bem como à sua otimização, e desenvolver recursos humanos e infra-estrutura, quando necessário.

Monitoramento Ambiental Marinho

Elaborar projetos de pesquisa e desenvolvimento na área de caracterização e monitoramento de ecossistemas costeiros e marinhos, e desenvolver recursos humanos e infra-estrutura, quando necessário.

Conservação e Recuperação de Ecossistemas e Remediação de Áreas Impactadas

Elaborar projetos de pesquisa e desenvolvimento na área de recuperação de ecossistemas e remediação de áreas impactadas, e desenvolver recursos humanos e infra-estrutura, quando necessário.

Reuso de Água Produzida

Criar infra-estrutura e capacitação técnica capaz de atender as demandas de reuso de água produzida buscando a integração entre as diversas universidades que já atuam nesse segmento com foco na identificação de novos negócios e desenvolvimento tecnológico. Caracterização e remoção dos contaminantes, processos avançados visando o reuso da água produzida.


Gestão Tecnólogica

Integração C&T-Indústria no Processo Produtivo Nacional

Elaborar projetos de pesquisa e desenvolvimento na área de equipamentos, produtos e serviços de interesse da cadeia produtiva de petróleo e gás natural, envolvendo universidades e instituições de pesquisa, em parceria com empresas nacionais ou consórcio de empresas, visando à substituição de importações, e desenvolver recursos humanos e infra-estrutura, quando necessário.

Tecnologias Convergentes

Elaborar projetos de pesquisa e desenvolvimento voltados para tecnologias embrionárias identificadas nos estudos prospectivos e não-relacionadas às atividades de P&D da indústria do petróleo, e desenvolver recursos humanos e infra-estrutura, quando necessário.