Petrobras

Redes Temáticas e Núcleos Regionais

A Petrobras é a empresa que mais investe em ciência e tecnologia no país, atuando em parceria com mais de 100 universidades e instituições nacionais de pesquisa pelo modelo de parceria tecnológica – as Redes Temáticas e os Núcleos de Competência –, estabelecido em 2006. A concepção desse novo modelo foi coordenada pelo Cenpes e desenhada em articulação com todas as áreas da Companhia envolvidas com o Sistema Tecnológico da Petrobras.

Foram identificados temas estratégicos na área de petróleo e gás e para cada tema formou uma rede com instituições espalhadas por todo o país. Os investimentos ultrapassam R$460 milhões anuais, possibilitando às instituições conveniadas a implantação de infraestrutura, aquisição de modernos equipamentos, criação de laboratórios de padrão mundial de excelência, capacitação de pesquisadores/recursos humanos e desenvolvimento de projetos de Pesquisa & Desenvolvimento nas áreas de interesse, como petróleo e gás, biocombustíveis e preservação ambiental.

Redes Temáticas

Os projetos que integram as Redes Temáticas serão desenvolvidos através de redes colaborativas entre instituições de reconhecida competência nos temas selecionados.

Conheça as Redes Temáticas e seus objetivos.

Núcleos de Competência no segmento petróleo, gás e energia

Foram criados sete núcleos em regiões de intensa atividade operacional da Companhia, com uma instituição de ensino e pesquisa responsável por desenvolver atividades voltadas para o atendimento das demandas tecnológicas específicas da sua região.

Saiba mais sobre os Núcleos Regionais.