Petrobras

Petrobras e a UFBA inauguram Laboratório de Estudos do Petróleo

A Petrobras e a Universidade Federal da Bahia (UFBA) inauguram em 16 de dezembro o Laboratório de Estudos do Petróleo (Lepetro), primeiro laboratório na Região Nordeste capacitado para atuar na avaliação e remediação de áreas de manguezais impactadas por atividades antrópicas. O laboratório integra a Rede de Conservação e Recuperação de Ecossistemas e Remediação de Áreas Impactadas (ECOAI), tendo sido investidos R$ 3 milhões na ampliação da sua infraestrutura.

Com as técnicas analíticas implantadas no Lepetro, é possível avaliar, de maneira integrada, a qualidade ambiental de áreas sob influência de atividades humanas, sendo uma infraestrutura científica muito importante para suportar as instalações da Petrobras na Baía de Todos os Santos. Além da caracterização de áreas afetadas, a expectativa é que estudos comparativos com áreas não afetadas permitam avaliar e definir formas e metas de recuperação para sedimentos e água.

O diferencial do Lepetro é desenvolver e aplicar protocolos de caracterização geoquímica, associando aspectos de petróleo e de meio ambiente. As pesquisas conduzidas pelo grupo também envolvem inovação tecnológica para a recuperação de ecossistemas costeiros.

Desde 2000, a Companhia investe em medidas de tratamento e recuperação de manguezais encontrados no Brasil, desde o Estado do Amapá até Santa Catarina.